Blog Feed

O plano Kuroda

Hoje, o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, afirmou que manterá a taxa de juros em patamares negativos para títulos emitidos pelo BoJ com vencimento de 10 anos como uma forma de proteger a economia japonesa dos efeitos colaterais da pandemia. Além disso, ele irá usar o recurso de vendas de moeda como o Iene para uma espécie de valorização do Iene em relação a cotação nas bolsas de valores de Tóquio por causa dos títulos da dívida.

O que fica claro é que Kuroda está trabalhando com o cenário de deflação e baixo crescimento tão comuns a economia japonesa durante a década perdida de 1990. Outro fato a ser mencionado é que a medida adotada pelo Banco do Japão se trata de uma continuação do Abenomics (a política econômica do ex-premiê Shinzo Abe) com o novo nome que se chama Suganomics (o ideário econômico do atual primeiro-ministro Yoshihide Suga).

Os patamares negativos da taxa básica de juros é uma forma de injetar dinheiro na economia japonesa. Mas fica claro seu esgotamento político. A pandemia junto com os gastos para a olímpiada de Tóquio mostraram um novo cenário para o Suganomics. O primeiro-ministro Suga terá que organizar as finanças públicas mesmo com os títulos da dívida com vencimento de 10 anos que são pagos aos investidores com referência ao patamar negativo.

É como enxugar gelo para sair de uma crise. O Abenomics teve tais problemas nos últimos dois anos de mandato de Shinzo Abe porque não teve um crescimento econômico esperado com as taxas de juros em niveis negativos. Ao mesmo tempo que o país vive com o problema da baixa natalidade de sua população junto com um rápido envelhecimento da sociedade onde os custos com o sistema de saúde e previdência aumentará nos próximos anos.

Abe aproveitou a oportunidade para fazer uma reforma migratória para atrair descendentes da diaspora japonesa que mora em outros continentes como a Ásia e países como Brasil para trabalharem nas fábricas japonesas. Porém, Suga terá que olhar em uma reforma estrutural para depois da olímpiada onde terá que convocar eleições gerais quando se encerra o atual mandato da Dieta (o parlamento japonês) com a perspectiva de mais uma vitória do PLD diante da oposição fragmentada.

Mas será que o plano Kuroda dará certo?

Introduce Yourself (Example Post)

This is an example post, originally published as part of Blogging University. Enroll in one of our ten programs, and start your blog right.

You’re going to publish a post today. Don’t worry about how your blog looks. Don’t worry if you haven’t given it a name yet, or you’re feeling overwhelmed. Just click the “New Post” button, and tell us why you’re here.

Why do this?

  • Because it gives new readers context. What are you about? Why should they read your blog?
  • Because it will help you focus you own ideas about your blog and what you’d like to do with it.

The post can be short or long, a personal intro to your life or a bloggy mission statement, a manifesto for the future or a simple outline of your the types of things you hope to publish.

To help you get started, here are a few questions:

  • Why are you blogging publicly, rather than keeping a personal journal?
  • What topics do you think you’ll write about?
  • Who would you love to connect with via your blog?
  • If you blog successfully throughout the next year, what would you hope to have accomplished?

You’re not locked into any of this; one of the wonderful things about blogs is how they constantly evolve as we learn, grow, and interact with one another — but it’s good to know where and why you started, and articulating your goals may just give you a few other post ideas.

Can’t think how to get started? Just write the first thing that pops into your head. Anne Lamott, author of a book on writing we love, says that you need to give yourself permission to write a “crappy first draft”. Anne makes a great point — just start writing, and worry about editing it later.

When you’re ready to publish, give your post three to five tags that describe your blog’s focus — writing, photography, fiction, parenting, food, cars, movies, sports, whatever. These tags will help others who care about your topics find you in the Reader. Make sure one of the tags is “zerotohero,” so other new bloggers can find you, too.